Buscar
  • Carlos Barros

Como conseguir o Green Card

Conseguir o Green Card é o objetivo e sonho de muitos brasileiros ou estrangeiros que pretendem morar e trabalhar no exterior. O Green Card (Cartão Verde) é o visto que permite a residência permanente nos Estados Unidos (US Permanet Resident Card). Recebeu o apelido, pois, inicialmente, o documento era um cartão na cor verde. Diferente de outros vistos, o Green Card não restringe ou limita as atividades de quem o detém. Quem possui o Green Card tem quase todos os direitos de um cidadão americano. Outros tipos de visto são sempre temporários ou para algum fim específico (Ex.: visto de estudante ou visto de trabalho).





É importante destacar que o Visto de Residência permanente concede o direito de residência ao estrangeiro nos Estados Unidos, porém não confere ao imigrante o status de cidadão americano. O processo de obtenção da cidadania americana é mais longo e complexo. Conseguir o Green Card pode ser, entretanto, o primeiro passo para se obter a cidadania americana.


Comentamos acima que o Green Card não limita as ações de quem o detém, como os demais vistos. Na verdade, o visto concede ao imigrante quase todos os direitos que um cidadão americano possui, com raras exceções. O direito de votar em eleições americanas, por exemplo, é uma delas. Somente cidadãos americanos podem votar.


Veja abaixo algumas formas de como conseguir o Green Card.


Como conseguir o Green Card por parentesco


Conseguir o Green Card por parentesco é uma das formas mais rápidas para se obter o visto. É necessário que o parente cidadão americano patrocine o visto para o estrangeiro. Este processo costuma demorar entre 2 e 10 anos. O processo pode demorar mais ou menos tempo dependendo do grau de parentesco.


Por casamento


Mais rápido do que o parentesco é o casamento com uma pessoa americana. Casando com um cidadão estadunidense obtém-se o visto de residência permanente.


Como conseguir o Green Card por trabalho


Existem alguns tipos de visto de trabalho. Na maioria deles é necessário que uma empresa norte-americana patrocine o visto, ou seja, contrate o imigrante para trabalhar nos Estados Unidos. Entretanto, existe um tipo de visto de trabalho que dispensa o patrocínio de empresas norte-americanas. É o chamado Visto EB-2. Por meio deste visto, profissionais que tiverem mestrado ou pós-graduação e possuírem habilidades profissionais excepcionais em determinadas áreas, podem aplicar para o Visto EB-2 com reais chances de conseguir o Visto de Residência Permanente.


Por investimento (Programa EB-5)


O Programa EB-5, também conhecido como Visto Investidor, é considerando um dos mais eficientes e rápidos processos para se conseguir o visto de residência nos Estados Unidos. O grande entrave é o valor do investimento. Recentemente o governo americano aumentou o valor mínimo para este tipo de visto para US$ 900 mil (novecentos mil dólares).


Basicamente o estrangeiro deve investir o valor mínimo em uma empresa (negócio) nos Estados Unidos. Esse negócio deve gerar uma quantidade mínima de empregos, entre outros requisitos exigidos pelas autoridades americanas.





Por loteria


Nos Estados Unidos há uma loteria que concede o Green Card por meio de sorteio todos os anos. O visto é concedido para um número muito pequeno de estrangeiros. Os brasileiros, no entanto, não podem mais participar do sorteio, pois já há um número muito grande brasileiros residindo nos EUA.


Comprando um imóvel nos Estados Unidos consigo o Green Card?


Essa é uma pergunta frequente aqui no blog. Sempre trazemos oportunidades de investimento no exterior. Muitas destas oportunidades consistem em adquirir imóveis nos Estados Unidos ou em Portugal. Um sólido investimento em dólar, por exemplo, é a compra de casas em Orlando dentro de condomínios perto da Disney. Outra oportunidade é a compra de apartamentos em Portugal. Portugal é um destino muito procurado por investidores internacionais pelo alto potencial de valorização que o setor imobiliário de lá oferece.


Ao comprar um apartamento em Portugal no valor mínimo de EUR 500 mil (quinhentos mil euros), o estrangeiro investidor tem direito ao chamado Golden Visa (Visto Ouro). Com o Golden Visa o estrangeiro tem o direito de residir de forma permanente e trabalhar em Portugal.


Já nos Estados Unidos, a simples compra de um imóvel não traz o mesmo benefício. A simples compra de um imóvel nos Estados Unidos não concede o Green Card.


Quem pode me assessorar?


Podemos indicar escritórios de imigração parceiros nos Estados Unidos com longa experiência na obtenção de vistos. Entre em contato para saber mais.




2 visualizações

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar. Conte um pouco mais sobre você para seus clientes.

Venha nos visitar

Av. Bernardino de Campos, 98
São Paulo, SP 12345-678

Atendimento

Segunda a sexta das 8h às 18h

Sábado das 8h às 13h

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2023 Por Imóveis Real.

Orgulhosamente criado com Wix.com

(11) 3456-7890

info@meusite.com